segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Introdução:

 Trabalho solicitado pela professora Ana Novaes , com o intuito de termos uma compreensão ativa e crítica do tema abordado  . Buscando valorizar e ampliar as ligações e distanciamento entre o que aconteceria no mundo em diferentes tempos históricos .
Com esse trabalho convidamos você a pensar e questionar o passado . Fazendo isto chegaremos a conclusão ampla e clara do que realmente foi esse impacto histórico à literatura brasileira ( Realismo/ Naturalismo ).









      

Apresentação

Venho através deste mostrar-lhe os acontecimentos que marcaram a sociedade brasileira em séculos passados , tendo como principal objetivo a valorização do  Realismo/Naturalismo em nosso país através da literatura,marcada uma época de preconceito de classes , de raças , misérias e injustiça social e defesa em favor das influências da sociedade sobre o indivíduo .

Enquetes:


1- Em que se encontra o foco narrativo da obra?

R: Terceira pessoa por um narrador onisciente e onipotente

2- Qual a idéia principal estabelecida pelo autor?
R: Valorizar a tendência naturalista difundida pelo realismo, onde focaliza os vários problemas que vieram a afetar a sociedade da época.

3-Em que ano a obra foi lançada?
R: Em 1884

4- Cite uma característica marcante do estilo da época.
R: Determinismo

5- Marque a alternativa correta:
-Qual principal fato real em que o autor baseou-se:

a) Miséria;
b) Injustiças Sociais;
c) A questão Capistrano;
d) Nenhuma das Alternativas (N.D.A.)

Texto dissertativo

Casa de pensão é uma narração que realmente nos leva a entender e compreender os vario acontecimento que marcavam de forma direta ou indiretamente a sociedade de época
a obra destaca se principalmente por apresentar aspectos relativamente importantes no realismo naturalismo onde tem como grande fator representar o mundo de forma clara e objetiva denunciando uma ordem social que considera injusta. 

Casa de Pensão é uma espécie de narrativa intermediária entre o romance de personagem ( O Mulato ) e romance de espaço (O Cortiço) . Como em O Mulato todos as ações ainda estão vinculadas a trajetória do herói ,cesse caso, Amâncio de Vasconcelos . Mas , como em O Cortiço , a conquista,ordenação e manutenção de um espaço é que impulsiona , motiva e ordena a ação . Espaço e personagem lutam , lado a lado , para evitar a degradação .
O romance foi inspirado em um caso verídico , a Questão Capistrano , crime que sensibilizou o Rio de Janeiro em 1876/77,envolvendo dois estudantes , em situação muito próxima à da narração de Aluísio Azevedo . As teses naturalistas , especialmente o Determinismo,alicerçam a construção das personagens e das tramas .







Conclusão

Durante o desenvolvimento do trabalho vimos que um determinado período da historia do  Brasil muitos sofreram duras criticas que envolvem fortemente a população pobre de época pois eram cruelmente humilhados e amordaçados por uma sociedade racista e injusta.
Diversão:
Caça-palavras

C
A
F
F
H
R
U
U
X
Q
W
E
R
T
Y
U
I
O
P
A
O
A
G
D
I
I
H
D
S
I
G
F
H
J
K
L
Z
X
I
C
A
K
S
N
V
B
N
U
N
M
Q
S
A
D
E
B
I
A
I
O
H
I
J
A
N
A
T
U
R
A
L
I
S
M
O
A
I
K
A
R
A
Ç
L
A
C
D
G
O
D
A
S
U
A
D
U
A
P
A
L
T
M
O
F
L
O
R
E
S
T
U
A
C
E
U
N
G
O
R
I
E
B
P
A
L
U
I
S
I
O
D
E
A
Z
E
V
E
D
O
T
D
S
L
E
A
K
S
H
P
O
O
W
P
D
X
T
O
R
R
E
D
O
I
G
I
R
D
E
T
E
R
M
I
N
I
S
M
O
G
R
E
F
B
E
V
E
E
G
A
I
B
N
S
A
L
I
E
O
P
A
O
T
G
L
D
A
T
R
A
B
O
A
T
S
N
D
Q
A
T
T
I
A
F
R
A
L
D
O
R
D
I
D
R
N
A
M
I
U
T
U
A
D
A
B
J
I
N
O
V
W
D
O
A
E
R
F
C
L
E
R
R
G
C
D
K
S
P
Q
X
Y
I
G
N
D
O
M
V
O
N
A
T
H
E
F
L
M
R
S
Z
Q
K
A
O
R
S
S
E
N
A
A
N
I
G
H
M
O
T
U
S
A
N
T
O
H
A
E
H
E
S
S
E
J
I
C
A
S
A
D
E
P
E
N
S
A
O
N
H
O
N
R
A


Palavras:

1.Realismo;
2. Naturalismo;
3. Aluísio de Azevedo;
4.Casa de pensão;
5.Capistrano;
6. Determinismo;
7. Literatura.