segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Texto dissertativo

Casa de pensão é uma narração que realmente nos leva a entender e compreender os vario acontecimento que marcavam de forma direta ou indiretamente a sociedade de época
a obra destaca se principalmente por apresentar aspectos relativamente importantes no realismo naturalismo onde tem como grande fator representar o mundo de forma clara e objetiva denunciando uma ordem social que considera injusta. 

Casa de Pensão é uma espécie de narrativa intermediária entre o romance de personagem ( O Mulato ) e romance de espaço (O Cortiço) . Como em O Mulato todos as ações ainda estão vinculadas a trajetória do herói ,cesse caso, Amâncio de Vasconcelos . Mas , como em O Cortiço , a conquista,ordenação e manutenção de um espaço é que impulsiona , motiva e ordena a ação . Espaço e personagem lutam , lado a lado , para evitar a degradação .
O romance foi inspirado em um caso verídico , a Questão Capistrano , crime que sensibilizou o Rio de Janeiro em 1876/77,envolvendo dois estudantes , em situação muito próxima à da narração de Aluísio Azevedo . As teses naturalistas , especialmente o Determinismo,alicerçam a construção das personagens e das tramas .







Nenhum comentário:

Postar um comentário